terça-feira, 23 de setembro de 2008

Histórico

Entrevista: Mariangela Grillo Fassarella – uma das organizadoras do evento – conta-nos a respeito do processo de conhecimento, idealização e implantação do projeto no distrito:
* O que despertou a curiosidade e o interesse pelas caminhadas? Qual foi o acontecimento que incentivou a criação deste projeto em Burarama?
M: Nós, do grupo de Agroturismo de Burarama, estivemos em um Seminário em Dores do Rio Preto (Engenho do Vovô) em agosto de 2006 e tivemos oportunidade de ouvir uma palestra de Ayrton Violento, da ONG Anda Brasil. Passamos a sonhar com as caminhadas por aqui, mas tudo parecia muito distante da organização do Ayrton. Em outra data, ouvimos também uma palestra sobre as caminhadas em Castelo. O sonho amadureceu e virou realidade, organizamos a primeira caminhada em junho deste ano, deu muito certo, e o plano do nosso grupo de Agroturismo é fazer caminhadas sempre no primeiro sábado de cada mês.
* Como foram os preparativos para a realização da primeira caminhada?
M: Nos reunimos para marcar a data, realizamos o percurso escolhido, marcando o tempo, encomendamos as camisetas e disponibilizamos pontos de inscrição. Foi um sucesso, com o apoio do INCAPER e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (SEMDER e SEMESP).
* De onde veio o nome?
M: O nome Caminhadas na Natureza é do Anda Brasil e estamos organizando circuitos de caminhada: Circuito Estrada da Ema, Circuito Fazenda Oriente, Circuito Fazenda Petrópolis, Circuito Pedra Lisa...
* Há planos de longo prazo para o grupo de caminhadas?
M: Pretendemos em 2009 fazer parte do circuito nacional de caminhadas do Anda Brasil. Em junho estivemos no Salão do Turismo, em São Paulo-SP e conhecemos Ana Beatriz (esposa do Ayrton) que nos orientou sobre a ONG e sobre como cadastrar os circuitos.
* Qual o objetivo deste tipo de atividade?
M: O objetivo é integrar os participantes à natureza, mostrar o Circuito Turístico Águas de Burarama, promover a venda de produtos do agroturismo e a inclusão social: crianças, adolescentes, jovens e adultos, grupos da 3ª idade, todos participam e são bem vindos.

Nenhum comentário: